Back arrow

Marc Pottier indica: cultura francesa em São Paulo

Curador especializado em projetos no espaço público dá dicas de arte, arquitetura e gastronomia.

Marc Pottier indica: cultura francesa em São Paulo
E‍
vai de neko logo

Nascido em Dijon, na França, Marc Pottier é curador de arte contemporânea com ênfase em arte em espaços públicos e plataformas digitais. Trabalhou por oito anos como adido cultural no Ministério de Relações Internacionais da França no Rio e em Lisboa e desenvolveu a curadoria de importantes exposções no Brasil e na Europa, além de coordenar o Royal Group Public Art Park, nos Emirados Árabes e ter sido o curador convidado da 3ª Bienal da Bahia. Desde 2016, colabora com o projeto da Cidade Matarazzo Floresta Atlântica em São Paulo, em parceria com Jean Nouvel e Philippe Starck, com 50 obras de arte site-specific e em áreas públicas.

A convite do Orbit, ele indica cinco maneiras - eventos ou lugares da cidade– para tomar um arzinho francês. Responsável pelo texto crítico de “Sob outro Sol”,  exposição em cartaz na galeria Simões de Assis, até 4 de maio, ele sugere uma aproximação com o trabalho de Jean-Michel Othoniel, artista reconhecido internacionalmente por obras monumentais com estética encantadora em vidro e metal.

"Para conferir outras obras do artista em São Paulo, indico Rosewood Hotel, que tem em sua coleção três colares produzidos por Othoniel. O charme francês do estabelecimento idealizado por Alexandre Allard é expresso em vários aspectos do projeto, como a arquitetura do edifício histórico e a torre vertical, ambos projetados pelo arquiteto francês Jean Nouvel, vencedor do Prêmio Pritzker", sugere. "Além disso, os interiores dos quartos combinam o glamour do designer Philippe Starck com elementos da cultura brasileira, como móveis assinados por designers e objetos indígenas. A atmosfera do hotel é aconchegante, com mais de 500 obras de arte e livros distribuídos pelo lobby, e oferece uma experiência gastronômica diversificada em seus restaurantes e bares, como o Le Jardin, o Rabo di Galo e o Blaise."

A cultura francesa pode ser apreciada por outra perspectiva através de Anatomia de uma queda, filme dirigido por Justine Triet, que conquistou neste ano a Palma de Ouro no festival de Cannes e o Oscar de melhor roteiro original. Segundo o curador, o filme "promete um drama de júri, uma narrativa envolvente e uma visão única do cinema francês contemporâneo."  

A cidade também é lugar onde se encontra grandes clássicos como o mil-folhas na confeitaria Patisserie Douce France ("a melhor da região. Conhecida por seus doces finos e autênticos, certamente satisfaz o paladar com um toque francês") e o Bistrot de Paris. "Para uma verdadeira experiência francesa, oferece pratos refinados e uma atmosfera que transporta você diretamente para as ruas de Paris. Recomendo experimentar o Steak Frites ou um Ratatouille.")

Por fim, a autenticidade e o charme do restaurante La Casserole, conhecido pela culinária francesa clássica e ambiente acolhedor. "Não deixe de provar pratos tradicionais como o Coq au Vin ou o Boeuf Bourguignon. Nesta atmosfera romântica e parisiense, as mesas com vista para a banca de flores são sempre as mais disputadas!".

Roteiro:

frango frito nekofest

Frango frito do Omonah

bandeira coreana

As porções de sobrecoxa desossada podem vir sem molho ou pinceladas no molho apimentado tradicional coreano.

tamashii ramen nekofest

Shoyu Ramen do Tamashii Ramen

bandeira japão

Macarrão da casa estilo hosomen, caldo claro de frango e porco com molho shoyu, copa lombo, naruto feito na casa, ovo inteiro marinado, menma, cebolinha, alga nori e pimenta do reino.

ichigo daifuku moti confeitaria nekofest

Ichigo Daifuku da Moti Confeitaria

bandeira japão

Doce japonês feito de moti (massa de arroz glutinoso) com um morango e um recheio. Disponível nos sabores anko (doce de feijão), matcha, ninho, chocolate, sakura (cereja) e melão.

samosa vegetariana

Samosa vegetariana do Samosa & Company

bandeira india

Pastel Indiano recheado com uma mistura condimentada de batata, ervilha, caju, uva passa, ervas e especiarias.

bao de buta bao n sando nekofest

Bao de Buta do Bao N' Sando

bandeira china nekofest

Panceta cozida em baixa temperatura servido com pepino e coentro.

char siu bao yong dim sum nekofest

Char Siu Bao do Yong Dim Sum

bandeira china nekofest

Um pão no vapor com recheio de copa glaceada e molho de ostras.

tayaki hachi crepe nekofest

Tayaki do Hachi Crepe e Taiyaki

bandeira japão

Bolinho doce em formato de peixe recheado. O mais tradicional é com recheio de anko (doce de feijão).

melon pan hakkopan nekofest

Melon Pan do Hakkopan

bandeira japão

Melon Pan é um pãozinho japonês, no formato de um melão, bem fofinho. Esse vem com crosta de biscoito de chocolate açucarado por cima e recheio com ganache de chocolate meio amargo.

shogayaki fat buddha nekofest

Shogayaki do Fat Buddha

bandeira japão

Costela de boi angus desfiada, finalizada na Wok. Acompanha Gohan e gema curada.

kimbap ihho korean food nekofest

Kimbap do Ihho Korean Food

bandeira coreana

Enrolado coreano com ovo, pepino em conserva, takuwan (nabo em conserva), cenoura e salsicha.

cerveja prius

Cerveja PRIUS Jaspion

bandeira japão

Cerveja tipo Lager, com lúpulo japonês Sorachi Ace, em homenagem ao personagem que foi um dos precursores das séries japonesas, nos anos 90.

hj cafes especiais

Cold Brew da HJ Cafés Especiais

bandeira coreana

Café extraído à frio, por mais de 8h horas. Proporciona uma bebida com mais doçura, corpo licoroso e redução de amargor, uma ótima opção para dias quentes.

Jean-Michel Othoniel - Sob outro sol
16/3/24
a
4/5/24
Simões de Assis

Reencantar o mundo. Essa é a proposta do artista francês Jean-Michel Othoniel, que ganha sua primeira individual no Brasil a convite da Simões de Assis a partir de 16 de março. Othoniel é reconhecido por instalações de dimensões arquitetônicas em que experimenta uma diversidade de materiais para compor das obras como vidro, ouro, cera, enxofre, obsidiana e metal.Sob outro sol apresentará esculturas totêmicas de vidro indiano espelhado, pinturas sobre folhas de ouro e pendentes de vidro Murano, além de uma escultura de aço inoxidável espelhado. Esta última, a obra “Collier Miroir”, é uma escultura semelhante aos colares de vidro pendentes que o artista produz em vidro de Murano, mas dessa vez feita em inox espelhado e autoportante, com quase três metros de altura.Os trabalhos transitam no limiar entre o íntimo e o monumental – pinturas delicadas sobre folhas de ouro convivem com grandes pendentes de contas e as séries radiantes de tijolos de vidro, como Wonder Block (2023) e Oracle (2023), expostas também em 2021 no Petit Palais, em Paris.No campo da pintura, Othoniel se interessa enfaticamente no simbolismo potente das flores, assim como materialidade, focada especificamente na ambiguidade entre a força e a fragilidade do vidro. Nelas, o artista continua a investigar acerca da natureza através de uma abordagem contemplativa e minimalista, retratando sua visão romântica do mundo em que prazeres simples, como a fauna, são reflexos de significados ocultos.

Rosewood São Paulo
La Casserole
Patisserie Douce France
Bistrot de Paris