Ginastera & Bartók + Saideira
whatsapp logo
CONVIDE AMIGOS

Ginastera & Bartók + Saideira

28/11/25
a
28/11/25
Grátis
A partir de
R$0.01
Ingressos

Este programa percorre diferentes expressões do nacionalismo musical na América Latina do século XX, explorando a influência do húngaro Béla Bartók nas obras de Alberto Ginastera e destacando os diálogos possíveis entre elas. Todas as peças apresentadas estabelecem relações com o folclore de seus países de origem, reinterpretado à luz de linguagens modernas. As _Pampeanas nº 1 _e nº 2, de Alberto Ginastera, são exemplos marcantes do chamado “nacionalismo subjetivo” do compositor argentino. Escritas em 1950, evocam as paisagens das pampas e a figura do gaúcho. O _Trio _de César Guerra-Peixe, por sua vez, traz o espírito da música brasileira à formação de câmara. Na Hungria, Béla Bartók foi um dos pioneiros na coleta e na reelaboração da música folclórica autêntica, criando um estilo moderno profundamente enraizado em tradições populares. De Bartók, encerrando o concerto, ouvimos Contrastes, composta em 1938 para o clarinetista Benny Goodman e o violinista Josef Szigeti.

Datas e horários:
sexta 20h30
Local:
Preços:
Entrada gratuita
Outras informações:
*Tiffany Tieu **violino **Erika Ribeiro **piano Pablo Bercellini cello Sergio Escalera piano Brusk Zanganeh violino **Camila Barrientos **clarinete ALBERTO GINASTERA _Pampeana nº 1, Op. 16 _ ALBERTO GINASTERA _Pampeana nº 2, Op. 21 _ CÉSAR GUERRA-PEIXE _Trio para violino, violoncelo e piano _ BÉLA BARTÓK _Contrastes para violino, clarinete e piano _
Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores de cada evento e podem sofrer modificações sem aviso prévio. Recomendamos confirmar as informações diretamente com o estabelecimento.

Reportar informações incorretas